George Christian - NOTHINGNESS, OU... O VENTO (Album Video, 2023)

13 Views
Published
DOWNLOAD: https://mahorka.bandcamp.com/album/nothingness-ou-o-vento
OU... https://georgechristian.bandcamp.com/album/nothingness-ou-o-vento-gcsa-55

"Nothingness, ou... O Vento" – Album Video, contendo os seguintes vídeos e músicas:
1. O Vento (00:17)
2. Sujeito a Tempestades (03:28)
3. Nothingness (08:56)
4. Zonas de Passagem (21:22)

Introdução de George Christian

"Nothingness, ou... O Vento" é um álbum que demorou a ser descoberto e a surgir. Seu verdadeiro início se deu durante a pandemia de COVID-19, em 2021, em que buscava uma nova sonoridade na minha guitarra durante o período de isolamento auto-imposto. A pandemia recuou e um novo período político se iniciou em meu país, o Brasil, em 2023. O álbum fala indiretamente sobre esse período de transição, tanto quanto é um reflexo da minha própria vontade de viver fazendo música.

Graças à minha amiga artista Iarly Patricio, tive a epifania de um álbum que poderia lançar tendo a sua figura esculpida em carvão como capa. A arte da capa combina a imagem de um rosto e uma representação em I.A. de um quadro baseado na arte do pintor William Turner. A música foi gravada esporadicamente de fevereiro de 2021 até março de 2023. Fruto dessa pesquisa individual, este é um álbum bastante percussivo, mesmo tendo mais ruído, com drones e momentos elétricos no final. Busquei fazer uma mistura entre o novo blues do deserto africano com uma guitarra percussiva brasileira com ele, tanto quanto trabalhar na exploração de diferentes texturas.

O ponto de partida como inspiração conceitual para o álbum é a música “O Vento” de Dorival Caymmi. Eu a leio como uma invocação mística e, ao mesmo tempo, muito naturalista, tanto do vento quanto do trabalho dos pescadores. Tanto em seus empreendimentos (“peixe que dá dinheiro”) quanto em seus obstáculos (“vento que vira o barco”). Considero o violão de Caymmi nas “Canções Praieiras”, coletânea de canções que lançou em 1949, de certa forma um precursor espiritual da música para violão que venho buscando cristalizar como minha ao longo dos anos. E o fato de eu estar morando na região que ele viveu e teve a inspiração de tais canções reforça a ligação espiritual que tenho com ele.

“Nothingness, ou… O Vento” tem uma progressão que vai de sons concretos, naturalistas, a sons mais abstratos. Ainda é um álbum de guitarra no coração. No entanto, dá espaço também a outros instrumentos para enriquecer a narrativa e o conceito. Sou o único músico aqui, mas a inspiração que tirei de Caymmi ou de minha amiga mencionada acima torna o álbum menos solitário do que é. Desintegração é o tema chave do álbum. Não se trata apenas da força do vento, mas também da forma como o vento desintegra o que é sólido, move mares e muda vidas. E, assim, vou cantando e tocando esses sons como uma esperança de mudanças na nossa forma de viver e, claro, ouvir música com novos ouvidos.

Uma parceria Mahorka Netlabel e GC Sound Artifacts:
https://mahorka.org/
https://georgechristian.bandcamp.com/
Category
Music auto
Be the first to comment